As piscinas conseguem ser locais perigosos, especialmente se não houver alguém por perto a vigiar quem se encontra na água. E, se estivermos a falar de crianças e jovens, ainda pior. Os tropeções e as quedas podem ser constantes num ambiente tão molhado e escorregadio.
É fundamental que sejam estabelecidos vários procedimentos de segurança numa piscina para evitar acidentes em redor. Estes podem ser um perímetro de segurança, cercas ao redor de piscina e supervisão de um adulto.
Contudo, não devemos esquecer também uma tampa para piscina, um componente cuja segurança é uma virtude. Estas tampas podem ser um autêntico salva-vidas quando não está ninguém por perto para olhar pelas pessoas e também para manter a piscina bem limpa.
Pode escolher entre uma vasta gama de tampas de piscina manuais, semiautomáticas e automáticas. Os benefícios de usar uma tampa passam por custos de manutenção reduzidos da piscina, aquecimento solar, preservação de energia e remoção de evaporação.
Elas são frequentemente chamadas de “cercas horizontais”. Contudo, ao contrário de cercas convencionais, não isolam a piscina como um terraço ou um quintal, mas sim a água.
Uma tampa de piscina funciona como um dispositivo de segurança. Tem várias opções e sem reduzir os recursos de água, paredes elevadas, projeto de forma livre ou outras características da piscina.
Como escolher
Seguem aqui algumas dicas para escolher uma tampa de piscina:
- Tampas de piscina encontram-se disponíveis em várias formas, tamanhos e categorias. Não só protegem a sua piscina, mas também aquecem a água através da energia solar.
- As tampas devem ser bastante fortes, pois a sua função é, não apenas manter a piscina limpa, mas também fornecer segurança, prevenindo afogamentos acidentais e a entrada de sujidade ou detritos.
- A seleção deve ser feita conforme o seu estado e exigências da legislação local. Contate as autoridades locais para obter as informações necessárias.
- Verifique se a tampa da piscina tem garantia. Deve ter pelo menos dois anos para todos os efeitos. Se não, pelo menos certifique-se de ela dura o mais possível sob os seus cuidados.
- O comprimento de sobreposição da tampa deve ser maior do que o tamanho da piscina. Desta forma, pode ancorar a tampa sem se preocupar se é ou não coberta completamente.
- Verifique se a tampa possui as peças necessárias para uma ancoragem segura sem haver aquele medo de escorregar. Na maior parte das vezes, uma cinta ou âncora é fornecida para cada quatro pés da tampa.
- Certifique-se de que lê todas as instruções dadas pelos fabricantes, e que todos os requisitos da legislação local de sua área são devidamente respeitados.
Torna-se indispensável adquirir uma tampa para piscina, pois em geral, a segurança deve ser a sua primeira prioridade ao comprar uma piscina. Já para não falar da limpeza toda que pode evitar ao comprar uma.
Lembre-se de a utilizar sempre que a piscina estiver livre durante um longo período de tempo. Quanto mais problemas puder evitar, melhor.