Vazamento em piscina no sentido de fuga de água

As fugas de água são um dos maiores problemas com os quais os donos de piscinas se deparam. O grande problema das fugas de água é que podem danificar a piscina, os seus respectivos equipamentos e até as zonas circundantes. Mas como é que pode saber como e onde foi causada a fuga? Neste artigo vou responder a essas e a mais perguntas do género.

Tipos de fugas de água em piscina

Existem vários tipos de fugas de água sendo que alguns são mais frequentes do que outros. Os mais comuns ocorrem na canalização ou componentes visíveis. Como por exemplo na bomba ou no filtro. No entanto, também existem as fugas em locais menos visíveis. Essas são as mais difíceis de diagnosticar e de reparar.

Vazamento em piscina

Como identificar uma fuga de água em piscina?

Existem diversas formas de saber se está perante um caso de fuga de água da sua piscina ou não, uma vez que a fuga pode ser originada em sítios diferentes. Aqui ficam algumas dicas para que saiba se a sua piscina está com uma fuga de água ou se é apenas um falso alarme.

  • Se visualizar azulejos soltos ou rachas ou fracturas no interior da piscina/azulejos é muito provável que esteja perante um caso de fuga de água.
  • Abra a torneira do ralo de fundo e dos rejectores. Feche também as outras torneiras, se a água passar no pré-filtro da bomba com bolhas de ar é porque existe fuga de água através do ralo de fundo.
  • Abra a torneira da tomada de aspiração e dos rejectores. Feche também as outras torneiras. Se a água passar no pré-filtro da bomba e fizer as tais bolhas de ar é porque existe fuga pela tomada de aspiração.
  • Abra a torneira dos skimmers e dos rejectores. Feche as outras torneiras. Caso a água passe pelo pré-filtro da bomba e fizer bolhas de ar, então está perante um caso de fuga de água pelos skimmers;
  • Abra a torneira dos rejectores e uma outra ao acaso. Como anteriormente referido deve fechar as restantes torneiras. Caso a água nos rejectores comece a sair com muitas bolhas de água, pode existir uma fuga de água pelos rejectores.
  • Veja se existe água na casa das máquinas. Se houver desligue imediatamente a piscina no quadro eléctrico e chame uma empresa especializada.

Pode também fazer o chamado “teste de escoamento

Para tal deve seguir os seguintes passos:

  1. Desligue a bomba para que o circuito de água seja interrompido;
  2. Marque o nível da água;
  3. Repita este procedimento durante vários dias;
  4. Aponte as diferenças registadas;
  5. Se as diferenças forem significativas é porque está perante um caso de fuga de água.

Estes são alguns dos testes, truques e dicas que pode utilizar para confirmar a existência ou não de uma fuga de água na sua piscina. Com alguns dos pontos anteriormente referidos pode até conseguir localizar a zona da fuga.

Caso note que não está a conseguir lidar bem com a fuga de água ou que esta é demasiado grande para que a consiga reparar você mesmo opte por chamar um profissional especializado.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • como reparar fundo de ralo piscina


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge