Sistema de Aquecimento Solar

Como o próprio nome indica, um sistema de aquecimento solar utiliza o calor do sol para aquecer a água, funcionando através da capacidade de absorver o calor dos raios solares, transmitindo-os para a água e mantendo-a aquecida pelo maior período de tempo possível.

Sistema de Aquecimento Solar

Um sistema de aquecimento solar é constituído fundamentalmente por um coletor solar e por um reservatório térmico. O kit de instalação do conjunto é essencial para que os coletores fiquem devidamente instalados, tendo em conta que um coletor tem várias conexões e válvulas.

Em regra, os coletores de um sistema de aquecimento solar possuem vários diferenciais, tais como não serem fabricados com material atóxico, não reagem a produtos químicos utilizados no tratamento da piscina e têm um baixo custo de manutenção. Além disto, um coletor gera maior eficiência por trabalhar com altas tensões e possuem um alta resistência à pressão, além de ser leve, flexível e de fácil instalação.

Quer se trate de um sistema de aquecimento solar de água (SWH) ou sistema a água quente solar (AQS), tratam-se de sistemas com várias inovações a nível da tecnologia de energia renovável.

Sistema de aquecimento solar de água (SWH)

Num sistema SWH, o tanque de armazenamento é montado na horizontal, acima dos coletores solares no telhado de uma casa. Por outro lado, nun sistema AQS, o tanque está na terra ou no chão e abaixo dos coletores.

Existem vários fatores que determinam o tipo,complexidade e tamanho de um sistema de aquecimento solar, como a temperatura e quantidade de água que se requer do sistema; a mudança na temperatura ambiente e radiação solar nos meses de Verão e Inverno e mesmo durante o dia e noite.

De qualquer forma, os requisitos mínimos do sistema de aquecimento solar são determinados pela quantidade ou temperatura da água quente necessária durante o Inverno, altura em que a saída e temperatura de água são mais baixas. A saída máxima do sistema de aquecimento solar determina-se pela necessidade de evitar o sobreaquecimento da água no sistema.

Sistema de Aquecimento Solar

Um sistema de aquecimento solar pode ser direto ou indireto

Os sistemas diretos podem ser de dois tipos: um sistema passivo com reservatório acima do coletor e o sistema de bomba ativo com controlador acionado por um painel fotovoltaico.

Quanto a um sistema de aquecimento solar indireto, também poderá optar entre dois tipos: o sistema com alternador de calor no tanque ou o sistema Drainback com reservatório Drainback. Em ambos os sistemas indiretos de um sistema de aquecimento solar, o controlador e bomba de silicone são acionados por electricidade da companhia.

Para que saiba, os sistemas Drainback drenam o fluido de transferência a partir do sistema quando a bomba pára. Muitos do sistemas indiretos usam anticongelante nesse mesmo fluido.

Por outro lado, em alguns sistemas de aquecimento solar direto, os coletores podem ser drenados manualmente quando se espera por uma congelação.

Mas existe, ainda, um terceiro tipo de proteção contra o congelamento, a proteção tolerante a congelamentos, onde os canais de baixa pressão de água dos polímeros são feitos de borracha de silicone que muito simplesmente expandem a congelação.

Quando nem água quente é usada por um ou dois dias, o fluido nos coletores e armazenamento podem atingir temperaturas muito elevadas em todos os sistemas de aquecimento solar, excepto num sistema Drainback.



Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge