Segredos para uma Natação mais Rápida

Para ajudar os nadadores a nadar mais rápido, o primeiro elemento é o nadador. Deve estar apto e ter boa técnica. À medida que os nadadores se tornam mais rápidos, as coisas ‘fora’ do seu corpo têm um impacto maior na velocidade. Estando tudo o resto bem, o elemento a superar é o arrastar, ‘menor arrasto’ equivale a natação mais rápida. Deve-se reduzir o impacto do arrasto dos nadadores, não alterando o que o nadador faz, mas alterando o que rodeia o nadador.

Desempenho auxiliado pelo fato de Natação

Sim, os novos fatos de natação ajudam os nadadores a nadar mais rápido, mas há fatos novos a cada Olimpíada. Os fatos de natação eram feitos de lã. Nos anos 20 alguns eram feitos de seda. Nos anos 30 começaram a aparecer fatos feitos de rayon, após a Segunda Guerra Mundial começaram a ser feitos de nylon.
Desde então têm sido usados, diversos materiais e métodos de confecção para os melhores fatos de natação possível. Hoje em dia tomam-se em conta a regras das maiores empresas, Speedo, e FINA, o órgão regulador das olimpíadas. Os fatos de natação novos, são fabricados com um material ‘tipo plástico’ que tornam a superfície o mais elegante e suave, possível, mais parecido com o “casco” de um barco ou a “pele” de um peixe (o objectivo é manter a camada de água que se movem sobre o nadador, contra a superfície do nadador ao invés de romper – tentando manter a camada limite da água a fluir sobre o nadador, em vez de ressaltar do nadador).

É natural que o material de fabrico do fato de natação torne o nadador mais rápido, mas isto não é uma ideia nova.

Cordas ‘esmagamento de ondas’ ou cordas das pistas

As cordas das pistas, para diminuir e desviar as ondas, tornam cada pista da piscina menos turbulenta. Isso significa que os nadadores não têm que batalhar as ondas, nem as deles nem as dos outros, o que os ajuda a nadar mais rápido. As cordas das pistas não são novidade, estão em uso desde meados da década de 1960. Foram melhoradas ao longo do tempo, mas não são novidade.

As primeiras corridas não tinham cordas ou divisórias entre os nadadores. As corridas de natação eram frequentemente mantidas em lagos, rios e oceanos (como a maratona de natação de Pequim 10k).

À medida que as piscinas começaram a ser utilizadas, uma maneira de manter os nadadores de esbarrarem uns nos outros, foi o uso das cordas, estas são colocadas de maneira a separar a pista de cada nadador.

Piscinas Extra-largas

Ter espaço extra ‘fora’ das pistas 1 e 8 ajuda os nadadores a nadar mais rápido, mas este espaço, maior, lateral existe nas piscinas olímpicas há muitos anos. Algumas piscinas são construídas com 10 ou mais pistas, e às vezes só as 8 do centro é que são utilizadas para a competição.

O 2008 Beijing Olympics’ National Aquatic Center – the Water Cube é construído dessa forma.

Uma das piscinas que são utilizadas para o treino foi construída no início dos anos 60. Ela tem 10 pistas, além de espaço extra ‘fora’ das pistas 1 e 10. Esta piscina tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura. Qualquer piscina construída desta forma tem largura em abundância para ajudar a tornar a piscina ‘mais rápida’.

Regras para natação Olímpica – equipamentos, funcionários e medalhas de premiação

Os Jogos Olímpicos exigem uma piscina especial para ajudar os nadadores a nadarem tão rápido quanto poderem, fatos de natação específicos e funcionários treinados, tudo isto para tornar a competição o mais justa e mais rápida possível.

Equipamento

A piscina olímpica é projectada para o nadador obter rapidez, tentando oferecer aos nadadores a melhor oportunidade de obter um desempenho recorde.

  • O percurso de corrida de uma piscina olímpica tem pelo menos 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e pelo menos 2 metros de profundidade (às vezes mais profunda, visto que “mais profunda equivale a, mais rápida”, porque assim as ondas não ressaltam da parte inferior da piscina dificultando o desempenho dos nadadores.A piscina olímpica tem pelo menos 8 pistas de natação, de 2,5 metros de largura. Para além da profundidade da piscina, as cordas das pistas, as calhas, paredes, e sistema de circulação, são todas projectadas para minimizar as ondas e a turbulência dentro da piscina, (causada pela natação).
  • A piscina tem blocos de partida em cada extremidade. Estes são plataformas elevadas (de iniciação da corrida) usadas para a natação livre, de peito e de borboleta. Os blocos também têm alças perto da água que são usadas pelos nadadores que nadam de costas, (no inicio da corrida).
  • As piscinas olímpicas têm um sistema de cronometragem automática que inicia com o sinal electrónico (os nadadores ouvem um bip) e termina quando o nadador toca a parede do fundo “touch pad” (almofada de toque) da sua pista. Este sistema também permite ver o tempo de cada nadador ao meio da corrida.
  • Para evitar que os nadadores ‘de costas’ batam na parede durante a sua corrida, é suspensa uma série de bandeiras por cima da piscina (a 5 metros do fim da piscina). As cordas da pista também mudam de cor na marca dos 5 metros.

Fatos de natação

Os nadadores usam fatos de natação (estreitamente regulamentados pela FINA, os fatos de natação assim como os óculos de protecção são pré-aprovados vários meses antes dos Jogos Olímpicos).

Nos Jogos Olímpicos, algumas pessoas pensam que os nadadores mais rápidos normalmente são os que vestem ‘o fato de natação mais rápido’. Existe sempre alguma duvida sobre, se um concorrente é um pouco mais rápido do que outro por causa do treino físico ou se é por causa do seu fato de natação. É provável que existam os dois factores.

Funcionários

Existem aprendizes, árbitros, juízes, contadores de back-up, e muitos mais a trabalhar na competição da natação olímpica. Eles certificam-se que as regras são aplicadas.

Os funcionários são altamente treinados.
Na maioria dos casos, os funcionários têm muita experiência, antes de serem solicitados a trabalhar nas Olimpíadas.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • segredos da nataçao


Na Categoria Piscinas em Destaque

Com as Etiquetas , , , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge