Piscinas de concreto armado

Quando se toma a decisão de construir uma piscina, é preciso escolher bem o material do qual esta vai ser feita.

Dos variados materiais existentes, as piscinas de concreto armado são as mais sofisticadas e resistentes.

Este tipo de piscinas possui uma estrutura, sem emendas, em concreto maciço com malha dupla de ferro, impossibilitando quaisquer tipos de rachas e fissuras, e é por isso que é mais resistente que outro tipo de piscinas.

As piscinas de concreto armado podem ser construídas em qualquer formato e tamanho, adequando-se a qualquer tipo de terreno, valorizando o seu imóvel, uma vez que se agregam à área construída.

A estrutura das piscinas em concreto armado é uma estrutura incrivelmente sólida. Trata-se de uma estrutura monobloco, com malha dupla de ferro, superior e inferior, tanto no fundo como nas suas paredes. Por ser uma estrutura que impede fissuras e rachas, é o modo de construção mais seguro e duradouro.

As piscinas em concreto armado são piscinas extremamente versáteis, pois podem ser construídas nas mais diversas e adversas condições, em termos de acessos e piso, por exemplo.

piscina-concreto

 

Existem diversas questões tidas em conta e analisadas antes de se iniciar a construção de uma piscina em concreto armado.

Por exemplo, nos casos em que o terreno em causa seja duvidoso relativamente à necessidade de análise do solo, há que se avaliar a resistência que terá. Por outro lado, nos terrenos que se encontram providos de lençóis freáticos, ou seja, água, vai ser necessária drenagem do solo durante o período de construção da piscina. Com tudo isto, também não esquecer a topografia do terreno, que é fulcral.

Este tipo de piscinas também poderá ser construída em terreno parcialmente desnivelado, apesar de firme. Bastará que o fundo fique apoiado e as paredes da piscina parcialmente expostas. Mesmo quando se tratam de terrenos completamente desnivelados, apenas haverá necessidade de fazer um calço de fundo e pilares por forma a tingir o nível desejado.

Por exemplo, para uma piscina em concreto armado com quatro metros de profundidade e uma área de fundo de 550m2, poderá, e irá, ser absolutamente necessário fazer-se um cálculo estrutural para reforço das paredes que irão receber uma grande pressão, causada pelo enorme volume de água.

Um facto importante no que toca às piscinas de concreto armado é que não devem ser confundidas com as de alvenaria. É que, apesar de serem modelos iguais de piscinas depois de construídos, acabam por ter variadas diferenças na forma da sua construção. No caso das piscinas de alvenaria, são usadas malhas de ferro simples, brocas, pilares e vigas enchidas com concreto. Acontece que este tipo de estrutura tem “facilidade” em ter fissuras ou rachas no caso de ocorrerem movimentações do próprio terreno.



Na Categoria Piscinas de Betão

Com as Etiquetas ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge