Piscina climatizada – Custo de aquecimento e tipos de aquecimento de piscinas

Quais são os custos envolvidos no aquecimento de uma piscina?

Existe o custo inicial (custo único) com a compra e instalação do aquecedor. Depois, existe o custo mensal de combustível, que varia com o tipo de sistema de aquecimento que comprar, o uso que dá á piscina, a temperatura que escolhe para a água da piscina e outras variáveis. Em terceiro lugar, existe o custo da manutenção anual ou semestral.
Os custos operacionais podem ser reduzidos ao mínimo através da instalação de um aquecedor eficiente de tamanho adequado, usando uma cobertura de piscina de boa qualidade e, claro, a manutenção e limpeza do filtro e sistema de aquecimento.

Os muitos elogios sobre as coberturas de piscina. São merecidos?

Certamente. Uma boa cobertura de isolamento de piscina pode reduzir a perca de calor em 50% ou mais, dependendo da sua localização e clima.
Uma piscina descoberta pode perder até 5°F durante a noite, uma boa cobertura pode cortar essa perca pela metade.
Usada durante a noite ou sempre que a sua piscina não estiver em uso, a cobertura da piscina pode ajudar a reduzir os custos de combustível, reduzindo a perca de calor, independentemente do tipo de aquecimento que utiliza. E pode até mesmo tornar uma piscina sem aquecimento mais “favorável”, ajudando a manter a energia natural do sol que aquece a piscina durante o dia.
A cobertura da piscina impede a evaporação da água. Não é a perca de água que está aqui em consideração, é a perca de calor. Cada galão de água que evapora de uma piscina, leva consigo 6.000 BTU´s de calor no processo. Para além da perca de calor, uma cobertura de piscina também ajuda a poupar nos produtos químicos da piscina, impedindo-os de evaporar com a água.

Que tipo de aquecimento está disponível?

Diversos, a partir do próprio sol, gás, óleo, eléctrico e sistemas de aquecimento solar muito elaborados.
O tipo mais utilizado é o aquecedor a gás natural, por causa do seu baixo custo, é de confiança, fácil de operar e, a ampla disponibilidade de gás natural. Em áreas onde o gás natural não está disponível, os modelos de aquecedor podem ser movidos a GLP ou gás propano.
Aquecedores a óleo são uma boa opção em localidades onde o gás natural não está disponível, mas onde existe aquecimento doméstico a óleo como alternativa. Aquecedores eléctricos são geralmente muito menos eficientes e mais caros de manter do que os aquecedores a gás natural, a menos que seja energia hidráulica.
O aquecimento solar varia de aquecimento solar simples “passivo” (á familiar cobertura de piscina) que absorve e transmite parte da energia do sol para a água da piscina, a sistemas “activos” sistemas de aquecimento solar.
Usada por só, a técnica de aquecimento passivo simplesmente serve para ajudar a manter as temperaturas na piscina, mantendo os actuais níveis de calor solar e prevenindo a sua perca. Não pode adicionar calor á temperatura da água para além do fornecimento solar. Sistemas solares activos, utilizam os tradicionais motores de piscina, para mover a água da piscina através de um sistema de painéis solares para o aquecimento por o sol. Isso aumenta a quantidade de calor solar adicionada á piscina.

Porque não tornar a climatização da piscina estritamente solar? Afinal de contas, é grátis.

Não exactamente, na realidade, um sistema de aquecimento solar adequado para a sua piscina vai custar… Substancialmente mais do que inicialmente um aquecedor a combustível. Um sistema de aquecimento solar adequado pode aumentar o custo da construção de uma piscina em 25% a 50%.
Os sistemas solares têm limitações definidas. Exigem área suficiente para a instalação de painéis colectores, de grande porte, geralmente num telhado ou saliência de um convés, perto da piscina. Para melhores resultados a área total do colector solar deve ser pelo menos igual a 75% a 100% da superfície da piscina.
A bomba teria que trabalhar quase ininterruptamente durante as horas de mais luz solar. Isto significa que a bomba estaria a funcionar durante o “período de pico” os períodos em a energia é tributada a um valor mais elevado.
Estes sistemas de aquecimento solar, aquecem lentamente e, não aquecem de todo em tempo nublado e períodos de frio. Dependendo do tamanho do colector e da sua localização e clima, o sistema solar pode não ser capaz de aquecer a água á temperatura desejada, mesmo na época de natação, excepto da parte da tarde. Simplesmente não existe energia solar suficiente para climatizar a sua piscina para puder nadar no inverno, inicio da primavera ou final do Outono, independentemente das horas que a bomba estiver em funcionamento.

Quais são as diferenças entre o aquecimento constante e intermitente?

Com o aquecimento constante a temperatura da piscina é mantida a um nível de conforto, e a piscina está pronta para ser utilizada em todos os momentos. Você regula o termóstato, á temperatura desejada e, esquece-o. Isto é muito conveniente, mas mais caro, porque mais combustível é usado para manter a temperatura na piscina em todos os momentos.
Com o aquecimento intermitente, você aquece a sua piscina apenas para aqueles períodos de tempo em que a pretende utilizar. Por exemplo, se nadar apenas nos finais de semana, aquece a água para uso no fim-de-semana e desliga o aquecedor durante a semana.
Com qualquer um destes métodos de aquecimento, o uso de uma boa cobertura de piscina pode conservar o calor e reduzir consideravelmente os custos de combustível.

Tudo considerado, qual é a razão mais importante para a escolha de uma piscina climatizada?

Pelo puro prazer de nadar em conforto total, sempre que desejar. A qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • quanto custa para aquecer uma piscina
  • quanto custa aquecer uma piscina
  • como aquecer uma piscina com baixo custo
  • piscina termica quanto custa


Na Categoria Coberturas de Piscinas Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , , , , ,

1 Comentário até ao momento.

  1. regiane diz:

    Senhores, bom-dia

    Gostaria de fazer uma consulta quanto ao custo mensal na utilização da climatização na piscina. Vocês podem me ajudar? Qual informação necessitam?

    obrigada

    Regiane V. Barbosa

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge