Piscina aquecida

A primeira piscina aquecida que existiu foi construída por Gaius Maecenas, de Roma, no século I a.c.. Maecenas era um rico senhor romano, considerado um dos patronos das artes.
Portanto, o desejo de se ter uma piscina aquecida já vem de tempos bastante remotos. Mas para uma piscina ter água aquecida, existem várias opções.

Piscina aquecida com luz solar

Uma piscina aquecida através de luz solar pode ter uma bobina simples, de tubulação, no telhado. Qualquer que seja o sistema de aquecimento solar para tornar a sua piscina aquecida, terá uma bomba filtro que capta a água, lentamente, através de um tubo, reunindo calor e depois manda essa água de volta para a piscina.

Piscina aquecida com luz solar

Piscina aquecida com bomba de calor

Uma piscina aquecida também o pode ser através do uso de bombas de calor. Essas bombas irão “apanhar” o calor do ambiente e movê-lo para a água da piscina através de um transformador.

De qualquer forma, em toda a piscina aquecida, existem aquecedores que têm algum tipo de “trocador de calor”, seja ele um tubo num telhado, bobinas numa bomba de calor ou uma caldeira num aquecedor a gás. Aliás, por incrível que pareça, até já existem aquecedores a lenha para piscina. Esta será a opção ideal para os maiores amigos do ambiente excluindo claro o aquecimento solar.

Piscina aquecido com aquecedor elétrico

Uma piscina aquecida pode também ter aquecedores elétricos, que em regra são utilizados nos Spas. É um sistema caro e tem um trabalhar semelhante ao de uma chaleira elétrica, onde a água passa por uma câmara onde fica aquecida e depois volta para a piscina.

Piscina aquecido com aquecedor elétrico

Piscina aquecida com o sistema alo solar

Um tipo de sistema para ter uma piscina aquecida, mais em voga no Brasil, é o sistema ALO SOLAR para piscinas. Ele é constituído por uma bateria de placas coletoras interligadas a uma bomba. A maioria das bombas possui potência mais do que suficiente para permitir a circulação de água através do sistema que, enm regra, se encontra no telhado.

Este tipo de sistema pode adaptar-se a qualquer piscina e aquecendo grandes quantidades de água com alta velocidade de circulação. Na sua piscina aquecida, este tipo de aquecimento está imune à ação de cloro e algicidas e tem uma montagem simples e uma mínima manutenção.

Piscina aquecida com o sistema alo solar

Este sistema ALO SOLAR também possibilita o expandir do sistema em qualquer altura para melhorar ainda mais a sua piscina aquecida. Além disto, o sistema ALO SOLAR permite instalações de água quente com canos de PVC.

Qual o melhor sistema a aplicar para aquecer a água da sua piscina

Para saber qual o sistema a aplicar na sua piscina aquecida, o dimensionamento é efetuado tendo em conta a proporção entre a área da piscina e o número de coletores. Ou seja, para cada 10% do número de coletores, este sistema garante um acréscimo de 1ºC acima da temperatura da água, sem qualquer tipo de aquecimento adicional. Mas isto apenas se estiverem reunidas as restantes condições:

  • orientação a Norte;
  • inclinação dos coletores com uma latitude de 10º;
  • uso de capa térmica.

Mas outros fatores há a considerar para este sistema na sua piscina aquecida:

  • incidência de ventos;
  • altitude do local e calor ambiente;
  • número de dias com sol ou ensolarados;
  • quantidade de horas de circulação diária da água nas placas no período de maior incidência solar (entre as 10:00 e as 15:00).


Na Categoria Piscinas Fibra

Com as Etiquetas , ,

1 Comentário até ao momento.

  1. Adicionar um comentário…

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge