Os benefícios de uma bomba de piscina nova

Muitos proprietários de piscinas evitam a compra de uma bomba de piscina nova, pois estas podem ser caras. O que eles não percebem, porém, é que a compra de uma bomba de piscina nova pode ajudar a poupar dinheiro a longo prazo.
As bombas de piscina novas funcionam com mais eficiência, têm melhor desempenho e duram mais tempo – em última análise, traduzem-se em poupança de energia e reduzem os custos operacionais a longo prazo.

Tal como acontece com todas as tecnologias, as bombas de piscina melhoraram ao longo dos anos. As bombas novas são simplesmente mais eficientes, mais rápidas e mais poderosas. As bombas novas usam uma tecnologia que lhes permite trabalhar em velocidades diferentes, dependendo da tarefa. Isto aumenta a eficiência da bomba porque não precisa de trabalhar sempre a alta velocidade. A velocidade da bomba muda para aumentar a eficiência.

Bombas de piscina antigas avariam com mais frequência e a reparação é cara. Por outro lado, as bombas novas estão projectadas para um desempenho melhor e fazem a filtragem com mais eficiência.

Bombas de piscina múltipla velocidade / duas velocidades

Como funcionam as bombas de piscinas de múltipla velocidade?
Digamos que a sua bomba de piscina é uma bomba eficiente que poupa energia, e que a sua piscina leva 75.600 litros de água. Vamos basear esta comparação sobre o custo da electricidade a 15 cêntimos por quilowatt / hora.
A) Se você tiver uma bomba de potência 1 cavalo, deve ligar a bomba durante 5,3 horas por dia para rodar os 75.600 litros de água através do filtro uma vez por dia. Isto custa 458,00 euros por ano.
B) Um motor de múltipla velocidade poderá rodar o mesmo volume de água em 10 horas por um custo de 115,00 euros por ano, existem motores de até 3 cavalos disponíveis.
Estas comparações são gerais: a sua bomba pode ser eficiente em termos energéticos ou estar em bom estado de funcionamento e os seus custos de energia eléctrica poderão ser maiores (aumentando a poupança), é fácil verificar que ao longo do tempo estas bombas pagam-se a si mesmas!

Lei de Afinidade da Bomba de piscina
Velocidade RPM (rotações por minuto) = Fluxo de GPM (litros por minuto)
Velocidade R.P.M. = Power 3 (energia consumida)
Exemplo: Reduzir a velocidade
3000 RPM -> 1500 RPM
1/2 Velocidade RPM = 1/2 GPM
1/2 Velocidade RPM = 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/8 energia utilizada
3000 RPM -> 1000 RPM
1/3 Velocidade RPM = 1/3 GPM
1/3 Velocidade RPM = 1/3 1/3 x 1/3 = 1 / 27 energia utilizada

No último exemplo, pode ver como tem que ligar a bomba 3 vezes mais (tempo), porque está a bombear apenas 1/3 dos litros por minuto. No entanto, está a usar apenas 1/27 da energia, sendo assim mesmo que a bomba de piscina esteja ligada três vezes mais (tempo), você usa apenas 1/ 9 da energia e, é aí que se encontram as poupanças!

O motor acima é uma opção de baixo custo para um sistema de piscina menor – tubagem de 1,5″ e uma bomba de HP1 ou menos, mas pode não se aplicar para todas as reduções de utilidade.

Bombas de piscina de velocidade Múltipla oferecem diversas vantagens sobre as bombas de velocidade única

  1. Mais silenciosas (podem ser ligadas à noite, quando as temperaturas são mais baixas, levando à maior vida útil do motor)
  2. Em algumas localidades a electricidade é mais barata à noite, especialmente no verão
  3. A água filtra melhor a baixa velocidade, resultando na filtração de partículas menores (especialmente visíveis durante a noite com a luz da piscina)

No entanto, existem algumas circunstâncias onde a baixa velocidade não pode ser usada:

  1. Se o equipamento da piscina estiver a um nível superior ao nível da piscina (a menos que tenha um sistema “programável”, onde a bomba liga a alta velocidade por alguns minutos para ganhar ritmo e depois muda para baixa velocidade.
  2. Se tiver painéis solares que geram mais resistência ao fluxo (novamente, se tiver um sistema programável com uma válvula que fecha quando os painéis solares não estão a ser usados e, a bomba pode ser ligada a uma velocidade inferior durante esse tempo.)
  3. Se tiver um limpador de piscina automático (tipo de sucção), ele pode não funcionar a velocidade baixa. Depende do tipo de produto e a HP da bomba. Se tiver uma linha ‘dedicada’ para o limpador de piscina e controles automáticos, o limpador de piscina pode ser programado para entrar em alta velocidade durante uma hora e, em seguida a válvula liga de actuador para ‘skimmer’ e o motor fica ligado a velocidade baixa durante o resto da noite. Além disso, as bombas de várias velocidades geralmente têm um impulsor H.P. 3, ao contrário da maioria das bombas de duas velocidades, por isso o rotor puxa mais água, mesmo a velocidades mais baixas.

A bomba EcoStar Hayward, é semelhante às bombas Pentair e Sta Rite, mas é mais flexível na instalação – o teclado pode girar 360 graus, ou ser montado até 500 metros de distância da bomba de piscina e, pode ser controlado por sistemas de piscinas de controlos através de cabo, ou um actuador de válvula.

As bombas de piscina de múltipla velocidade funcionam da mesma forma que funcionam as bombas de piscina de duas velocidades, mas podem ser ligadas a qualquer RPM (rotações por minuto). Isso significa que podem ser ligadas a velocidades menores do que as bombas de piscina de 2 velocidades. (A bomba de duas velocidades é ligada em cerca de 1725 RPM’s em baixa velocidade). Bombas de piscina múltipla velocidade têm várias vantagens sobre as bombas de 2 velocidades.

Vantagens das bombas de piscina de múltipla velocidade

(nem todas as bombas de piscina de múltipla velocidade têm todas estas características):

  1. Podem poupar mais electricidade do que as bombas de duas velocidades (dependendo da velocidade escolhida e do HP da bomba de piscina de duas velocidades). Com as bombas de múltipla velocidade pode escolher uma configuração mais baixa ou uma configuração mais alta. Uma bomba de duas velocidades tem uma potência definida em alta velocidade e em baixa velocidade. Por isso com uma bomba de piscina de múltipla velocidade pode usar menos electricidade do que com uma bomba de duas velocidades, (na filtragem do dia a dia).
  2. Tem um software integrado que desliga a bomba se esta começar a funcionar em seco, evitando assim reparações dispendiosas
  3. Construída com motores de imã permanentes que produzem menos calor do que os motores de indução regular e, também 30% mais eficientes
  4. Tem um software que localiza automaticamente a velocidade mais eficiente para executar (RPM)
  5. Se tiver controlos automáticos, pode definir uma velocidade diferente para diferentes funções (baixa velocidade para filtragem, alta velocidade para hidromassagem, velocidade média para uma cachoeira ou outro recurso de água, etc.
  6. Também disponível com software que desliga a bomba em caso de cavitação (como se uma criança ficar presa no ralo de fundo)

Desvantagens das bombas de piscina de múltipla velocidade

  1. Mais caras do que as bombas de piscina de duas velocidades
  2. Se viver numa zona onde paga somente 10 cêntimos por quilowatt / hora, pode não valer a pena comprar uma bomba de velocidade múltipla (em vez de uma bomba de 2 velocidades) a não ser que:
    • A): Tenha uma cachoeira, fonte termal, ou que o equipamento esteja elevado acima do nível da piscina ou alguma outra razão pela qual seja necessário uma cilindrada maior ou mais rpm´s do que uma bomba de duas velocidades possa oferecer
    • B): Tenha uma piscina muito grande que exige mais tempo para girar toda a água
    • C): Queira simplesmente uma maior poupança de energia e os melhores equipamentos.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • motores para piscinas
  • piscina comprar
  • piscinas gre usadas
  • qual o melhor motor para piscina


Na Categoria Acessórios de piscinas Manutenção de Piscinas Piscinas em Destaque

Com as Etiquetas , , ,

2 Comentários até ao momento.

  1. jorge manuel couto diz:

    gostaria de saber como comprar um oleado interior duma piscina a suprefice das de 8 metros pois ela rasgou o resto esta bom

  2. Rita de Cássia de Almeida diz:

    Solicito saber preço de piscina alta de colocação manual igual a que está na foto – para adultos. Saber onde é a localização de vocês para que eu possa ver as piscinas e tudo o que eu devo usar .
    Grata
    Rita de cássia

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge