Os 3 tipos de sistemas de aquecimento de piscinas

Os três tipos básicos de sistemas de aquecimento de piscinas são:

  • Aquecimento Solar,
  • Aquecimento com bomba eléctrica
  • Aquecimento a gás

Os aquecedores de piscina são projectados para ajudar a regular a temperatura da água da piscina para um grau de conforto. Muitos especialistas recomendam uma temperatura de aproximadamente 24 graus.
Algumas pessoas argumentam que um aquecedor de piscina é um desperdício de dinheiro, porque o sol pode e vai aquecer a sua piscina.

Embora seja verdade que o sol pode aquecer a água da piscina a 24° durante o verão, o aquecedor de piscina permite expandir a sua temporada de natação, permitindo a utilização da piscina durante todo o ano.

Recomenda-se que utilize uma cobertura de piscina em conjunto com o aquecedor de piscina para ajudar evitar a perda de calor, e ajudar a manter a temperatura. Uma cobertura de piscina isolante, boa, pode ajudar a reduzir a perda de calor em 50% ou mais, o que vai diminuir as suas contas de energia.

Os aquecedores de piscina mais populares são:

Aquecedor de piscina a gás

Os proprietários que querem aquecer a piscina durante um curto período de tempo devem considerar um aquecedor de piscina a gás. O aquecedor a gás mantém qualquer temperatura desejada, independentemente do clima. Para que o aquecedor a gás funcione, deve utilizar gás propano ou gás natural como combustível. O aquecedor de piscina funciona, puxando a água através do filtro. Eventualmente, toda a água passa e circula, deixando a água da piscina aquecida.

O aquecedor de piscina a gás, é geralmente mais caro, no entanto, é óptimo para quem deseja aquecer a piscina durante curtos períodos de tempo. Aquece rapidamente a sua piscina, quando recebe visitas. Também são óptimos para residências de férias, onde a água da piscina não é aquecida numa base regular.

Aquecedor de piscina a óleo

Os aquecedores a óleo, são perfeitos para áreas onde o gás é limitado. Existem também vários aquecedores de piscina, que funcionam com electricidade. No entanto, estes são mais caros tanto para comprar como para operar e manter.

Aquecedor de piscina solar

Os aquecedores solares ajudam-o a economizar energia, considerando que o calor do sol é gratuito. No entanto, existem algumas desvantagens para quem considerar adquirir um aquecedor de piscina solar, a começar com o seu custo inicial. Os aquecedores de piscina solares são o tipo de aquecedor de piscina mais caro. Para além disso, a área de colecta de energia solar do aquecedor deve ser igual à área da superfície da piscina. Infelizmente, a maioria dos imóveis urbanos não possui espaço suficiente para o tamanho necessário do aquecedor solar. Outra desvantagem é que o aquecedor de piscina solar requer uma bomba eléctrica para levar a água da piscina aos painéis solares.

A energia solar está-se a tornar popular para o aquecimento das piscinas, uma vez que aproveita a energia gratuita do sol para manter a temperatura da piscina.

O volume de água é consideravelmente maior do que o do cilindro de água quente, por isso o aquecimento da piscina é geralmente considerado um luxo e muitos proprietários utilizam uma cobertura de piscina para auxiliar no controle da temperatura e para minimizar a evaporação.

A grande vantagem dos sistemas solares é que a luz do sol é gratuita e, os custos operacionais são mínimos. Outra vantagem é que a energia solar é renovável e não poluente.

Bomba de Calor – Aquecedor de Piscina eléctrico

Em vez de produzir água quente, a bomba de calor depende de electricidade para captar o calor e o mover por toda a piscina. É muito parecido com o aquecedor de piscina a gás, a água é puxada através do filtro e aquecida pela bomba de calor. No entanto, uma ventoinha do aquecedor atrai o ar exterior e move-o sobre a serpentina do evaporador. A serpentina do evaporador tem um líquido refrigerante dentro dela que absorve o calor do ar exterior. Como resultado, o calor torna-se num gás que passa através do compressor e do condensador. Enquanto a água circula na piscina, o calor do gás quente é transferido para os locais mais frios da piscina.

Estes aquecedores de bomba de calor mantêm a piscina aquecida a uma temperatura consistente, entre 24-26 graus. A temperatura da piscina entre 24 e 26 graus é a temperatura preferida dos fisioterapeutas e preparadores físicos.

Muitos sistemas de aquecimento de piscina utilizam gás ou bombas de calor, pois são mais eficientes e mais baratas do que a electricidade, embora os requisitos de temperatura sejam muito menores e menos variáveis do que os de um cilindro de água quente. As bombas de calor são muito eficientes, mas a sua instalação é muito cara, o aquecimento solar é económico na sua instalação e execução em comparação com as outras alternativas.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • piscina de betão


Na Categoria Acessórios de piscinas Coberturas de Piscinas

Com as Etiquetas , , , , , ,

1 Comentário até ao momento.

  1. Anderson diz:

    Muito bom o artigo, só faltou falar sobre o aquecedor elétrico, que ao meu ver está sendo bem visto no mercado!

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge