Localizar e reparar vazamentos em piscinas

Se você possui uma piscina, já lhe deve ser bastante fácil saber se esta está com um vazamento.Contudo, se ainda não é um vazamento total, mas apenas pequenas fugas ou rachas que poderão dar origem a complicações futuras, então a sua detecção já pode ser uma tarefa bastante mais complicada.

Seguem-se algumas dicas úteis para saber como localizar e reparar vazamentos em piscinas.

 

reforma-piscina

 

A primeira coisa que precisa fazer é certificar-se de que a água que você vê ou que percebe que está em falta na piscina, na verdade é uma fuga.Muitas vezes podem existir outras razões para a água estar em falta.

Basicamente, existem três causas de perda de água em piscinas:

  • vazamentos devido a problemas nos canos e suas ligações
  • vazamentos da própria estrutura
  • Evaporação

Você deve certificar-se de que sabe a causa do vazamento, antes de tomar qualquer medida. Às vezes, o que você acha que é um vazamento poderá até ser água perdida de salpicos – o que pode acontecer facilmente se muitas pessoas mergulham na sua piscina.

A evaporação é uma causa comum de perda de água, mas há uma maneira de determinar se a perda de água é de fato devida a evaporação. Para descobrir, agarre num recipiente grande, em seguida, encha-o de água e coloque-o no primeiro degrau da piscina. Em seguida, remova alguma água do recipiente no primeiro degrau, de modo que a água da piscina e do recipiente estejam ao mesmo nível. Agora, deixe o recipiente repousar no local por alguns dias, sem ninguém utilizar a piscina durante esse tempo.

Volte a verificar passados alguns dias, os níveis devem ser os mesmos. Se ambas ( a água da piscina e a do recipiente) diminuíram, então você sabe que a evaporação devido ao sol é a causa. Se a água que você tem na piscina caiu muito mais do que aquilo que você tem no recipiente, então é vazamento.

No caso de ser um vazamento, primeiro vai precisar de descobrir exatamente o local da fuga. Deve sempre começar a olhar perto da bomba e do filtro. Continue a verificar as ligações e canos e se encontrar áreas molhadas ou húmidas, deve seguir a linha de água e tentar descobrir a origem da fuga. Na maioria das vezes, a fuga tem origem numa das conecções para o filtro.

Também pode tratar-se de um problema na própria estrutura da piscina. Se possui uma piscina de superfície, apenas precisa de analisar toda a estrutura e se vir um buraco deve repará-lo. Se tem uma piscina enterrada, então pode tornar-se uma tarefa mais complicada. Você pode tentar inspeccionar a estrutura da piscina, ou verificar áreas circundantes. Contudo, aconselhamos que consulte um profissional adequado para resolver o problema, uma vez que as estruturas de piscinas enterradas podem ser complicadas de reparar para quem não tem experiência no assunto.

Na maioria dos casos, localizar e reparar um vazamento na sua piscina é mais ou menos apenas ir eliminando causas até encontrar o motivo certo. Depois de ter localizado o problema e saber o que está a causa-lo, pode decidir sobre se deve ou não fazer o reparo você mesmo ou se será necessário chamar um profissional qualificado para proceder à reparação.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • COMO DETETAR PERDA AGUA NA PISCINA
  • eliminar fugas de água de piscinas
  • Truque para descobrir furo piscina de fibra


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge