Limpeza de Piscinas

Como limpar uma piscina

A limpeza da sua piscina é uma necessidade para garantir o seu conforto e para proteger o seu equipamento. A limpeza da sua piscina é bastante simples se tiver as ferramentas certas e se a piscina não for cercada por árvores ou arbustos que a encha de folhas.

  1. Use uma escova manual e um aspirador de piscina para limpar as paredes e o chão da piscina, pelo menos uma vez por semana, mesmo que a sua piscina esteja equipada com um sistema automático. Existem alguns lugares em cada piscina onde os sistemas de limpeza automática não chegam.
  2. Preste atenção especial aos cantos, escadas e outros sítios de difícil acesso, onde existe pouca circulação.
  3. Mantenha a sua piscina limpa. O sistema de filtragem da piscina também é responsável pela sua limpeza e níveis de pH adequado. Utilize um desinfectante para ajudar a combater as bactérias.

Dicas de Limpeza de Piscinas:

  • As escovas de piscina vêm com cabos de comprimentos variados, e muitas têm cabos telescópicos – assim uma grande porção do trabalho pode ser feito a partir da borda da piscina.
  • Deve manter a piscina livre de algas, torna-se mais confortável para os banhistas e poupa o desgaste dos sistemas de filtração, poupando-lhe assim dinheiro, evitando situações que exigem químicos caros.

5 Passos para a Limpeza da Piscina

As várias etapas para a limpeza de uma piscina não são muito difíceis, desde que o proprietário mantenha um cronograma de limpeza e manutenção da piscina, especialmente durante o verão. Para limpar a piscina, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Escumadeira para folhas – Esta ferramenta tem um cabo longo com uma rede na extremidade.
  • Aspirador de piscina – Um aspirador de piscina especializado suga a sujeira do chão da piscina.
  • Escova para o piso e paredes – Esta escova é usada para soltar o lixo, endurecido, nas laterais e fundo da piscina.
  • Escova para azulejos – Esta é uma escova mais pequena, de mão, que é usada para entrar em cantos pequenos.
  • Escova de algas – Ao contrário das escovas de parede, a escova de algas é feita de aço inoxidável para limpar as algas das laterais da piscina.

Para além das ferramentas acima mencionadas, o proprietário da piscina deve manter o filtro da piscina limpo, a bomba da piscina a funcionar de forma eficiente e um suprimento de água adequado. Antes de tentar limpar a piscina, é importante garantir que todos os mecanismos estão livres de detritos ou quaisquer outros obstáculos. Embora algumas pessoas esvaziem a água da piscina para fazer uma limpeza adequada, não é necessário. Esvaziar a piscina só faz sentido quando ela estiver muito suja e não tenha sido limpa durante algum tempo.

Passos simples para a limpeza de uma piscina quando ela está cheia de água são:

  1. Limpe todos os restos, maiores (ou qualquer outra coisa que não pertença à piscina) com a escumadeira de folhas. Se houver detritos, folhas ou outros sedimentos no fundo da piscina, deve tentar movê-los um pouco com a escumadeira e ver se flutuam para cima, se o fizerem, remova-os da piscina, isso irá tornar o resto da limpeza da piscina mais fácil.
  2. Utilize a escova adequada, dependendo do tipo de manchas e piscina, e esfregue as paredes laterais e o fundo da piscina. Se houver restos a flutuar para o topo durante este processo, colha-os com a escumadeira de folhas.
  3. Ligue o aspirador de piscina. Antes de colocar o aspirador no fundo da piscina, verifique que não haja material na piscina. O aspirador deve passar sobre o piso da piscina, lentamente e uniformemente.
  4. Depois de ter aspirado, deve reavaliar o filtro, certifique-se que este não coleccionou restos enquanto você procedia com a limpeza. Se houver, remova-os.
  5. Agora terá que limpar a piscina quimicamente para garantir os níveis de PH adequados. Isto é muito importante e o proprietário deve certificar-se de que a mistura está correcta. Se a piscina tem mau odor, pode ser necessário adicionar uma quantidade maior de cloro do que a dose normal.

Os níveis da piscina devem ser os seguintes:

  • Coloro – ppm de cloro = 2,0-4,0
  • PH = 7,2-7,8
  • Alcalinidade ppm = 80-100 (quando se utiliza cloro lítio hipo) = 100-120 (quando se utiliza gás, dichlor, tricloro ou tipos de brometo)
  • Dureza Cálcio = 200-400
  • Ácido cianúrico = 30-50

Os passos para a limpeza da piscina não são difíceis, qualquer um o pode fazer. A chave é manter uma manutenção regular para evitar ter de limpar durante longos períodos de tempo.

Para que as piscinas sejam seguras para nadar, deve ser utilizado um agente de limpeza químico, para eliminar as bactérias potencialmente prejudiciais. O agente mais comum é o cloro. É muito eficaz, mas tende a causar irritação nos olhos, se utilizado em altas concentrações. Outra opção eficaz, que é menos irritante para o olho humano, é baquacil.

Uma maneira de reduzir o uso de produtos químicos é encher a sua piscina com água salgada. Se você adicionar um gerador de água salgada, ele reparte o sal para fazer ácido hipocloroso, que atua como um desinfectante da água. Finalmente, você pode passar sem os produtos químicos se adicionar vida vegetal e peixes à sua piscina. As plantas aquáticas e os peixes limpam a água.

A filtração também é importante para manter uma piscina limpa. As piscinas têm bombas instaladas, que empurram a água através de um filtro que contem um cartucho de terra diatómica ou areia zeólita, que armadilha a sujidade da água da piscina. A bomba e sistema de filtragem devem funcionar durante, pelo menos seis a oito horas por dia para processar toda a água da piscina.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • como limpar piscina muito suja
  • como limpar uma piscina muito suja


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge