Dicas para limpar a piscina

A limpeza da piscina é uma parte fundamental da manutenção da mesma, prevenindo assim o acumulo de bactérias e garantindo a boa qualidade da água.

Limpar a piscina requer alguns cuidados e produtos específicos.

Confira, já abaixo, algumas dicas.

1 – Limpeza exterior

Muitas pessoas acabam por descuidar a limpeza exterior da piscina, mas esta também é muito importante. O deck muitas vezes fica sujo com sujidades de árvores, vento, poeiras e até devido à movimentação da água da piscina.  Se não limpar, estas sujidades acabam por cair dentro da piscina. Tenha em atenção que a limpeza feita no deck e exterior da piscina tem de ser feita sempre no sentido contrário à instalação da piscina.

2 – Limpeza da escumadeira

É essencial que semanalmente limpe a escumadeira. Para limpar deve esvaziar o depósito manualmente, antes mesmo de começar o restante do processo, para que as próximas etapas sejam facilitadas. Esta limpeza é necessária para que a sujidade não fique presa no filtro, levando à má qualidade da água.

3 – Limpeza da piscina

Comece por tirar os resíduos (como folhas, insectos, galhos) que estejam a flutuar na superfície.

Use uma escova manual e um aspirador de piscina para limpar as paredes e o chão da piscina, pelo menos uma vez por semana, mesmo que a sua piscina esteja equipada com um sistema automático. Existem alguns lugares em cada piscina onde os sistemas de limpeza automática não chegam.

Preste atenção especial aos cantos, escadas e outros sítios de difícil acesso, onde existe pouca circulação.

4 – Controlo da água

Mantenha a sua piscina limpa. O sistema de filtragem da piscina também é responsável pela sua limpeza e níveis de pH adequado. Utilize um desinfectante para ajudar a combater as bactérias.

Os níveis da piscina devem ser os seguintes:

  • Coloro – ppm de cloro = 2,0-4,0
  • PH = 7,2-7,8
  • Alcalinidade ppm = 80-100 (quando se utiliza cloro lítio hipo) = 100-120 (quando se utiliza gás, dichlor, tricloro ou tipos de brometo)
  • Dureza Cálcio = 200-400
  • Ácido cianúrico = 30-50

Para elevar o pH da água:

Os níveis do pH pode diminuir por diversos fatores. Um deles é a chuva, por esse motivo é muito importante cobrir a piscina sempre que possível.
Para elevar o nível do pH utilize o carbonato de sódio conforme as instruções de uso. Não esqueça de deixar a água circulando e a bomba ligada enquanto esparrama o carbonato aos poucos.

Para diminuir o pH da água:

Antes de usar químicos, você deve saber que o próprio cloro, sol e movimentação pode abaixar o pH água. Caso queira usar produtos químicos, o Tiossulfato de sódio e o Sulfito de Sódio são os mais comuns mas cuidado para não exagerar, siga as instruções do produto corretamente.

Com estas dicas simples, limpar a piscina é uma tarefa bem mais simples. Aplique-as!



Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge