Dicas infalivéis para deixar a água da piscina azul

Como deixar a água da sua piscina bem azul? Descubra aqui. Separamos dicas essenciais para você, que quer tratar bem da qualidade da sua piscina.

Já é algo instintivo para o ser humano: quanto mais cristalina é a cor da água, mais pura ela é.

Esse pensamento ajudou o homem a sobreviver em épocas muitos difíceis e remotas. E é por isso que hoje, ao vermos uma piscina com água clara e azul, temos vontade de pular nela.

Antes de tudo, uma pequena lição de física. Por que a água das piscinas é azul? Você pode arriscar e dizer que a água é azul nas piscinas porque reflete o céu.

Tudo bem, essa resposta até seria certa, mas como você explicaria então o fato da água ser azul nas piscinas que ficam dentro de áreas internas, onde o teto é muitas vezes branco ou cinza?

A água de uma piscina é azul, portanto, devido ao comportamento das moléculas de água na presença da luz.

Você já deve ter visto, pelo menos uma vez na vida, um arco-íris no céu. Esse fenômeno é formado porque o raio de luz do sol é dividido em sete cores quando passa pelas gotas de água que ficaram na atmosfera.

Ou seja: a água é capaz de refletir inúmeras cores. Mas por que ela reflete o azul nas piscinas?

Novamente a física explica: todas as cores são absorvidas pela água, mas em diferentes escalas. As cores quentes (vermelho, amarelo, alaranjado) são absorvidas muito bem, ao passo que as cores próximas do azul não.

Ou seja: cores que não são absorvidas são refletidas. E é por isso que a água nas piscinas é azul.

Agora que você já sabe, de acordo com a física, o que torna a água de uma piscina azul, é hora de você contar com a química para deixar a tonalidade da sua piscina impecável.

 

limpar-piscina

 

  • É importante que você faça sempre a manutenção e limpeza da piscina. Caso contrário, ela acumulará algas e limo, o que fará a cor da água ficar próximo de um verde escuro.
  • Também é muito importante você regular com frequência o PH da água, que ajuda a evitar vários problemas.
  • Por último, um fator muito importante que ajuda a deixar a água azul é o uso do cloro, que os tratadores de piscina usam para fazer a desinfecção da água.
  • No entanto, atenção: existem várias técnicas e medidas para fazer o tratamento com cloro na água. Informe-se bem e procure um especialista para ajudar você, caso seja um leigo.

 

Use essas dicas, da física e da química, e você verá como sua piscina refletirá uma bonita cor azul, daquelas irresistíveis para um mergulho em um dia quente de verão.

Além disso, sua piscina azul ficará muito mais bonita em fotos, mostrando que você não é apenas um banhista leigo no assunto.

Por último, um conselho: muitas pessoas recomendam esvaziar totalmente a piscina, quando a tonalidade da água fica escura. Na maior parte dos casos, isso não é necessário. Basta apenas fazer uma boa limpeza do fundo e aplicar os produtos químicos corretamente para a água voltar a ser azul.

Até a próxima!

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • água de piscina azulada
  • como deichar agua piscina cristalina
  • como deixar a agua da piscina azul
  • deixar piscina bonita


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge