Capa para piscina

Pode reduzir, significativamente, os custos de aquecimento da sua piscina, com a utilização de uma capa de piscina. A utilização de uma capa de piscina também pode ajudar a reduzir o tamanho do sistema solar de aquecimento da piscina, o que pode economizar dinheiro.

Como funcionam as capas para piscinas

As piscinas perdem energia de várias maneiras, mas a evaporação da água é de longe a maior fonte de perda de energia.
A taxa de evaporação de uma piscina exterior varia, dependendo da temperatura da piscina, a temperatura e humidade do ar e a velocidade do vento na superfície da piscina. Quanto maior a temperatura da piscina e a velocidade do vento e quanto mais baixa a humidade, maior a taxa de evaporação. As piscinas interiores não estão submetidas ao meio ambiente, mas ainda assim podem perder uma grande quantidade de energia por causa da evaporação.

Estas exigem a ventilação do ambiente para controlar a humidade interna causada pela evaporação. O ar ventilado também deve ser condicionado, o que aumenta os custos de energia.

A capa da piscina minimiza a evaporação, tanto de piscinas interiores como de piscinas exteriores. Cobrir a piscina quando não está em uso é o meio mais eficaz de reduzir os custos de aquecimento da piscina. A economia pode ser de 50% a 70%. A utilização de uma capa de piscina em piscinas interiores não só pode reduzir a evaporação, mas também a necessidade de ventilar o ar interior e substituí-lo com ar exterior, incondicionado. Você também pode desligar os exaustores quando a piscina de interior está coberta, o que poupa ainda mais energia.

Tipos de capas para piscinas

Tecnicamente, tudo o que você realmente precisa para ter uma capa de piscina é uma grande folha de plástico. O plástico atende ao requisito de ser uma barreira de vapor. Mas as folhas de plástico que compra na dragaria local, provavelmente, não serão a melhor escolha. São muito difíceis de manusear e armazenar, rasgam-se com facilidade, e o sol irá danificar o plástico, rapidamente. Poderá usar uma folha de plástico, mas vai ser muito inconveniente e provavelmente irá durar apenas 1 a 2 temporadas no máximo.

É melhor usar uma capa projetada especificamente para piscinas. Estas são feitas de materiais especiais, como o polietileno estabilizado aos raios UV, polipropileno ou vinil. As capas de piscina podem ser transparentes ou opacas, podem se de cor clara ou de cor escura.

Uma das capas de piscina de custo mais baixo é a capa de bolha ou capa solar. As capas de piscina de bolhas são semelhantes ao material de embalagem (de bolhas), exceto que são feitas de plástico com uma maior espessura grade e têm inibidores de UV.

As capas de vinil consistem de um material mais pesado e têm uma expectativa de vida mais longa que as capas de bolha. As capas de vinil, isoladas, também estão disponíveis com uma fina camada de isolamento flexível que está colocado entre duas camadas de vinil.

As piscinas exteriores ganham calor do sol, absorvendo 75% a 85% da energia solar que atinge a superfície da piscina. Esta é uma contribuição, importante, para as necessidades de aquecimento da piscina. A capa da piscina vai diminuir a contribuição solar, até certo ponto, dependendo do tipo de capa que utilizar. Uma capa de bolha transparente pode reduzir a absorção de energia solar em 5% a 15%. Uma capa completamente opaca vai reduzir em 20% a 40%. É necessário considerar este factor na escolha da capa de piscina adequada.

Também precisa de decidir se quer uma capa de piscina manual, semi-automática, ou automática. Você pode manualmente puxar a capa, retirá-la, dobrá-la, e arrumá-la, ou pode comprar um carreto de capa de piscina para ajudar a recolher a capa, manualmente. O carreto, geralmente funciona sobre rodas, e pode facilmente ser arrumado.
As capas de piscina semi-automáticas usam um sistema de uma bobina motorizada. Estas capas utilizam energia eléctrica para rolar e desenrolar a cobertura, mas geralmente necessitam de alguém para puxar a capa quando esta é desenrolada, ou guiar a capa na bobina ao ser enrolada. As capas de piscina semi-automáticas podem ser incorporadas na borda da piscina, ou podem utilizar bobinas ‘sobre rodas’.

Capa para piscina Automáticas

As capas de piscinas automáticas são montadas com bobinas permanentes que automaticamente cobrem e descobrem a piscina com o premir de um botão. São a opção mais cara, mas também são a opção mais conveniente.

Algumas capas de piscina encaixam em faixas ao longo das laterais da piscina. Isso evita que qualquer coisa ou qualquer pessoa entre na piscina. Podem ainda suportar o peso de várias pessoas. Podem ser executadas manualmente, semi-automaticamente, ou automaticamente. As capas de segurança são recomendadas para piscinas públicas, e podem ser exigidas pelos inspectores.

 



Na Categoria Acessórios de piscinas Coberturas de Piscinas

Com as Etiquetas , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge