Bombas de Piscinas, o que deve saber

Como é que a minha bomba de piscina funciona?

A maior parte das bombas de piscina são centrífugas. Estas bombas de piscina terão de ter uma câmara de vácuo, conhecidas como as câmaras de casas. As bombas de vácuo terão de ser cheias de água de forma a criar o respectivo vácuo, de forma a que a bomba empurre a água para a sua piscina. O compartimento de água, ficará totalmente cheio quando está ligado, mas quando está desligado, poderá ficar parcialmente cheio ou não.

Quando ligar o motor da sua bomba de piscina, ele começará a rodar a alta velocidade. O motor que controla o rotor da bomba, está localizado no centro da bomba de piscina com acesso traseiro externo, sempre longe da parte eléctrica que faz a bomba de piscina funcionar. Enquanto o motor da piscina está em funcionamento, as extremidades do rotor são isoladas hidraulicamente dentro do respectivo motor da bomba de piscina.

O difusor da bomba de piscina ajuda a eliminar o ar que está a mais dentro do compartimento da bomba de piscina, usando técnicas de sucção, mangueiras ou outros aparelhos. Quando o ar é totalmente removido, verá pequenas bolhas a virem ao cimo da piscina.  O impulsor da bomba de piscina serve para transformar a velocidade da água em pressão de água, o que fica registado de forma a poder ser controlado, no medido de pressão, localizado no filtro. A velocidade dos GPM (Galões por minuto) variam consoante o motor que dispõem e a sua potencia.

Bombas de piscina com preparação automática são por norma simples em design e bastante fáceis de utilizar. Para trabalhar, precisam apenas da quantidade suficiente de água e nenhum ar nos filtros de comunicação do circuito. O ar que por vezes aparece, sem sabermos de onde, poderá vir de pequenas brechas no sistema, uma pequena fuga, ou até um pequeno estrago que afecte o isolamento dos tubos.

Para ter a sua piscina e os respectivos dispositivos sempre a funcionar a 100%, deverá escolher cuidadosamente o local onde irá instalar, nunca a deixar muito suja, fazer manutenção semanal e ter cuidados para quando há temporal, chuvas fortes, ventos fortes, etc., já que poderá entupir o motor da sua bomba de piscina e este tipo de avaria, por norma, não está coberto pela garantia.

A minha Bomba de Piscina funciona sem água?

A grande maioria de bombas de piscina, nunca deveria ser ligada sem água no circuito. Um dos principais problemas nas bombas de piscina, é o seu sobreaquecimento e problemas de líquidos drenados devido a essa condição, funcionar sem água, apenas ar e movimento.

Quantas horas por dia devo ter a Bomba de Água da Piscina a funcionar?

Depende de vários factores, poderá depender do tamanho da sua piscina, uso que lhe dá, eficácia da sua bomba de piscina, a quantidade de água que provêm do filtro, etc. Por norma, em casos considerados normais, com piscinas médias e bombas de qualidade standard, o ideal será deixar a bomba a funcionar no Verão entre 8 a 10 horas e no Inverno de 6 a 8 horas.

Preciso de proteger a Bomba e a Piscina da chuva e da neve?

Se tiver durante o Inverno uma chuva pesada e perigosa, o melhor será pensar em adquirir uma protecção para a sua bomba de piscina. Mas tenha atenção, caso use uma protecção, tenha a certeza que essa protecção dá suficiente dissipação ao motor de forma a não fazer com que avarie. Durante a neve, é aconselhável que arranje algo que proteja a bomba ou até que a traga para dentro de casa e arranje forma de a proteger, para não avariar os componentes eléctricos e as articulações internas da bomba.

Porque é que a conta da luz aumento desde que construí a Piscina?

As bombas de piscinas consomem energia e quanto maior a bomba, maior o seu consumo para funcionar correctamente. Mesmo assim, alguns sistemas de limpeza de piscina, costumam demorar cerca de 24 horas para a limpeza total, o que aumenta significativamente. Uma alteração no seu sistema de energia, poderá poupar até 15% do gasto e ter a mesma acção, limpeza e funcionamento da sua piscina.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • piscina de fibra pequena
  • motor de piscina
  • motor piscina
  • motores para piscinas preços


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , , ,

1 Comentário até ao momento.

  1. Maria silva diz:

    Bom dia o motor da piscina quando ligo nao arranca o que podera ser obrigado

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge