Bomba de piscina

Veja aqui o que é uma bomba para piscina, como ela funciona, quais os cuidados que são necessários e muitos outros detalhes importantes sobre esse importante equipamento.

 

Muitas pessoas não conseguem entender o que é uma bomba para piscina porque o nome não ajuda. Será que esse seria um equipamento responsável por criar ondulações na água? Ou será que ele é usado para criar pressão nos chafarizes ao redor do local?

Bem, nada disso. Para você entender sem problemas o que é uma bomba para piscina, deve imaginar um poço, daqueles de antigamente, em que se usava uma corda e um balde para conseguir água limpa.

A bomba para piscina faz o papel da manivela que era girada para liberar a corda, que ajudava a descer o peso do balde.

E o balde, nesse caso, seria o sistema de filtragem da água.

Ou seja: a bomba para piscina possui o trabalho de puxar a água para fora da piscina, fazê-la passar pelos filtros e devolvê-la limpa à piscina.

Agora imagine como uma bomba para piscina é forte. Uma piscina pequena, com cerca de quinze mil litros, precisa de uma bomba para piscina trabalhando de oito a doze horas por dia para fazer toda a filtragem da água.

A filtragem da água é importante porque é nessa etapa que são retirados da piscina folhas secas, galhos, cabelos e toda espécie de sujeira que acaba se acumulando.

É preciso ficar atento a alguns detalhes, quando você usa uma bomba para piscina: se ela for muito pequena, em relação ao volume de água que precisa filtrar, o trabalho de limpeza da água não será bom, resultando em uma água com aspecto turvo.

Donos experientes de piscina ligam a bomba para piscina durante o dia, que é o período em que usam esse local de lazer. Essa atitude é importante porque caso aconteça qualquer tipo de problema (mecânico ou hidráulico) com a bomba para piscina, eles podem solucionar a tempo.

E você sabe como funciona o filtro que fica junto à bomba para piscina? Antes de chegar à bomba para piscina, a água percorre um circuito específico. A primeira parada é em um coador, como se fosse uma peneira, feito de metal.

Nesse momento, são retirados da água folhas, restos de espaguete para piscina e quaisquer outros materiais maiores. A seguir, a água é encaminhada para a filtragem, que geralmente é feita com areia.

É nesse ponto que os cabelos e outros materiais acumulados na piscina são retirados.

E por último, depois que a água passa por esse caminho de limpeza, a bomba joga-a de volta à piscina, limpa e purificada.

Quanto aos cuidados com a bomba para piscina: fique atento. A bomba sempre precisa ficar longe de sujeira externa, que pode fazer com que sobreaqueça e pare de funcionar.

De vez em quando, é bom chamar uma pessoa especializada para fazer a limpeza dos materiais que acabam se acumulando dentro dela.

 

Seguindo essas dicas, você não encontrará problemas com a sua bomba para piscina.

Bom mergulho!



Na Categoria Acessórios de piscinas Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge