Aquecimento solar para piscinas

No que toca ao aquecer da água de uma piscina, todos os custos dos variados tipos de aquecedores devem ser tidos em conta. O que irá perceber é que um aquecimento solar para piscinas é o que apresenta os preços mais competitivos.

Na verdade, um aquecimento solar para piscinas pode mesmo ser o mais eficaz tipo de aquecer uma piscina.

Estes sistemas solares incluem um coletor solar (dispositivo através do qual a água da piscina circula para ser aquecida pelo sol), um filtro que remove os detritos antes da água ser bombeada pelo coletor, uma Bomba para a circulação da água e por uma válvula de controle de fluxo (dispositivo automático ou manual que desvia a água da piscina através do coletor).

Num aquecimento solar para piscinas, a água é bombeada através do filtro e depois pelo coletor solar (ou mais do que um), onde é aquecida e então devolvida à piscina. O que muitos poderão não saber é que em climas quentes, o coletor pode também ser usado para arrefecer todo o conjunto durante os meses de pico do Verão, fazendo com que a água circule pelo coletor à noite.

Os coletores de um aquecimento solar para piscinas são feitos de diferentes materiais, sendo que aquele que você irá precisar para a sua piscina dependerá do tipo de clima em que vive, tal como do uso que quer fazer dele.

Os coletores podem ser vidrados ou não-vidrados. Os coletores não-vidrados são geralmente feitos de pesos de borracha ou plástico tratados com uma luz ultra-violeta, inibidora de luz para que a vida útil dos painéis seja mais prolongada. Devido a terem baixos custos e de simples design, os coletores não-vidrados são, em regra, menos dispendiosos que os coletores vidrados.

O que importa reter é que seja o coletor de um tipo ou de outro, deverão sempre incluir uma proteção contra congelamento para poderem ser usados em zonas frias.

Aquecimento solar para piscinas

Em regra, um sistema de aquecimento solar para piscinas custa entre 3000€ e 4000€, desde a compra até à instalação. Isto, e dependendo dos custos de combustíveis em cada local, poderá proporcionar um retorno do investimento entre 1,5 a 7 anos.

Saiba, também, que um aquecimento solar para piscinas tem uma durabilidade mais prolongada que um aquecedor a gás ou a bomba.
De qualquer forma, antes de instalar um sistema de aquecimento solar para piscinas, o local e zona geográfica em que se encontra, deve ser sempre tido em conta, pois a eficiência e projeto deste mecanismo depende, é claro, da quantidade de energia solar que recebe o local onde o pretende instalar.

A acrescentar é o facto de que estes sistemas usam tanto a radiação direta como indireta do sol, pelo que não é um tipo de aquecimento a descartar se se encontrar numa zona com pouco sol, pois o local ainda pode ter um bom recurso solar.

Deste modo, o fornecedor do sistema de aquecimento solar para piscinas que escolher deverá, também, proceder a uma análise do local, a par de fazer um dimensionamento do espaço que vai ser necessário. Basicamente, a superfície do coletor de um aquecimento solar para piscinas deve ser entre 50% a 100% da área da superfície da piscina.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • aquecimento solar para piscinas


Na Categoria Acessórios de piscinas Piscinas em Destaque

Com as Etiquetas , , ,

1 Comentário até ao momento.

  1. leandro diz:

    oi minha pisina 2 profudidade e 6 comprimento e 3,5 largura vou gastar quanto

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge