Aquecedor para piscina

Quando estiver a considerar sobre qual o tipo de aquecedor para piscina que pretende ter, verá que existe uma variedade de opções.
Cada opção de aquecedor para piscina deve ser bem analisada pois tem que ter em conta a sua piscina específica, bem como todo o ambiente em que se está inserida.

As principais especificações a considerar a nível de combustível e tecnologia a ter em conta são: Gás natural, gás propano líquido, gasolina, resistência elétrica, bomba de calor, painéis solares.

Aquecedor para piscina a gás natural

No que toca a um aquecedor para piscina a gás natural, este tipo de gás é, neste momento, o combustível mais barato e irá permitir um rápido aquecimento da piscina, além de que é o combustível menos poluente. Por outro lado, é um combustível que não está disponível para muitos dos proprietários de piscina, isto por viverem em áreas que a distribuição deste gás pode ainda não estar disponível. Além disto, o gás natural também contribui para o tão conhecido “efeito estufa”.

Aquecedor para piscina a gás propano

Quanto a um aquecedor para piscina a gás propano líquido, em muito se pode assemelhar ao gás natural, mas com a notável exceção de que pode ser entregue praticamente em todo o lado, além de que pode estar armazenado em grandes tanques no seu terreno. Tem as mesmas desvantagens que o gás natural, acrescendo o facto de que é ligeiramente mais caro.

Aquecedor para piscina a combustível líquido

Um aquecedor para piscina a combustível pode ser entregue e depositado em tanques no próprio terreno do proprietário da piscina, sendo que em regra, tem os mesmos custos que o gás propano líquido. A questão é o odor que transmite, pelo que se aconselha a instalação deste tipo de aquecedor para piscina longe da piscina e da área recreativa. Além disto, os custos energéticos com este tipo de aquecedor são bastante elevados.

Aquecedor para Piscina

Aquecedor para piscina elétrico

Um aquecedor para piscina elétrico não tem chama e é pequeno. Acontece que os gastos em eletricidade são os mais dispendiosos de todos os tipos de aquecedor para piscina.
Os aquecedores a bomba usam eletricidade e são quatro vezes mais eficientes que um aquecedor de resistência elétrica. Estes aquecedores contêm químicos que são grandes contribuidores para o esgotamento da camada de ozono. Os aquecedores para piscina a bomba elétrica são mais baratos em termos de gastos operacionais que os de resistência elétrica, mas providenciam um aquecimento mais lento que, por exemplo, os aquecedores solares.

Aquecedor para piscina a energia solar

Os aquecedores a energia solar são, de facto, uma fonte de energia barata no que toca a aquecimento de uma piscina. É uma energia não poluente e renovável. Mas em termos de área que ocupam, é que se podem tornar numa desvantagem, pois por cada metro quadrado de superfície da piscina, irá ser o mesmo necessário de espaço para um painel solar, o que significa a quase total ocupação do telhado de uma casa.

Um outro problema de um aquecedor para piscina a energia solar é quando o sol não brilha, pelo que se terá sempre que ter combustível fóssil de reserva. Isto para não falar nas intempéries a que estão sujeitos devido à total exposição.



Na Categoria Acessórios de piscinas

Com as Etiquetas , , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge