Aprenda a fazer o tratamento da água da piscina

Certamente não é agradável para si tirar a cobertura da piscina e ver que a água está completamente verde e pantanosa, o que significa que as algas conseguiram dominar e proliferar na água. Por essa mesma razão, vai ser necessário limpar e tratar a piscina de uma forma perfeita antes de começar a nadar.

Veja já as nossas dicas neste artigo de como fazer o tratamento da água da piscina.

 

Superfície de Piscinas

 

 

Prepare-se para tratar a piscina

  1. Teste a água da sua piscina. Poderá utilizar um simples kit de teste com o objetivo principal de testaros níveis de cloro e de pH, de forma a conseguir determinar a gravidade do problema. Quando os níveis de cloro encontram-se abaixo de 1 ppm, poderá significar que as algas tiveram um crescimento na piscina, o que fez com que a água ficasse verde. Se isso realmente acontecer, é preciso ‘’chocar’’ a água com vários compostos químicos, com o objetivo de matar algas e fazer com que os níveis de cloro voltem a ser normais.
  2. Equilibre quimicamente a sua piscina. Antes de começar a tratar da sua piscina, deve equilibrar perfeitamente o pH e adicionar um ácido ou uma base para fazer com que o nível fique entre o 7 e 8. Essa é a média máxima que deve aceitar na sua piscina, mas especialmente quando as algas estiverem a ser eliminadas. Para equilibrar o pH deve ligar a sua bomba para que os compostos químicos comecem a circular pela piscina.Depois disso, deve corrigir o pH ao aumentá-lo com carbonato de sódio ou  diminui-lo com bissulfato de sódio.
  3. Tenha a certeza que o filtro está a funcionar bem. Faça questão de limpar qualquer folha, galho ou outro detrito que tenha capacidade para entupir o filtro. Para além disso, deve lavar o filtro se for necessário e certifique-se que está a funcionar bem antes de adicionar qualquer tipo de composto químico à piscina para matar as algas. Faça com que o filtro funcione as 24 horas por dia, para filtrar as algas durante o processo de limpeza.
  4. Esfregue muito bem os lados e o fundo da sua piscina. Pode utilizar uma escova de piscina para esfregá-la bem antes de adicionar qualquer tipo de composto químico.

 

Tratamento de choque

  1. Tem de tratar a sua piscina com um tratamento de choque. O tratamento de choque tem níveis de cloro muito altos que vão  limpar algas e higienizar a piscina. Deve escolher um tratamento de choque poderoso com 50% de cloro disponível, o que é suficiente para lidar com algas e batérias fortes. Se você tiver muitas algas na sua piscina, poderá ser preciso tratá-la mais que uma vez com o objetivo de evitar reincidências. A água poderá parecer turva ou suja quando adicionar o tratamento de choque, no entanto, quando a água percorrer o filtro, ele vai ficar mais límpida.
  2. Deve tratar a sua piscina com algacidas quando o cloro tiver caído para baixo de 5.0. Permita que o algacida trabalhe na sua piscina por um período de tempo no mínimo de 24 horas.
  3. Tente sempre evitar a acumulação de pressão no filtro quando o limpa de uma forma regular para remover as algas mortas.

 

Para finalizar

  1. Deve aspirar todas as algas mortas existentes na sua piscina. Utilize uma escova para limpar o fundo e as laterais da piscina novamente. Depois disso, aspire todas as algas mortas. Se existir uma grande quantidade de partículas mortas, é possível adicionar um floculente para fazer com que as algas de juntem e tornem o serviço mais fácil.
  2. Acione o filtro até as algas sumirem. Depois do tratamento, a sua piscina deve estar totalmente limpa. Se as algas parecerem que estão a voltar, faça novamente o processo de choque e tratamento até elas sumirem.
  3. Volte a verificar os níveis químicos da sua piscina com um kit de teste. Todos os níveis químicos deverão indicar que a água está normal.


Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge