Água para piscina

Se você possui uma piscina no seu jardim ou na sua varanda, certamente sabe que a água pode apresentar uma grande série de colorações diferentes.

Quando acontece uma mudança de cor na água, é uma indicação que existe algum problema. A não ser que um dos seus familiares ou amigos lhe tenham pregado uma partida e tenham deitado tinta ou corante a sua piscina, a fonte da coloração na água deve-se aos efeitos minerais ou à contaminação da água por algas.

 

agua-piscinas

 

Problemas orgânicos

Problemas orgânicos, tais como a presença de algas ou bactérias podem realmente descolorir a água da sua piscina e facilmente depositar-se na sua superfície, numa variedade de cores que poderá ser o preto, amarelo ou cor-de-rosa.

Os depósitos de algas em piscinas distinguem-se bastante das manchas, na medida em que estão na superfície e não impregnados no gesso, ou seja, no fundo da piscina.

Também existem vários outros materiais orgânicos que também poderão facilmente manchar o fundo da sua piscina. Exemplos destes materiais são folhas, vermes ou outras matérias vegetais. No entanto, uma mancha orgânica poderá ser removida através de uma aspersão de cloro granulado no local afetado, se a mancha continuar a existir, então provavelmente a causa foi outra.

Problemas inorgânicos

Por outro lado, existe uma série de materiais inorgânicos tais como o cobre, ferro, magnésio, cálcio e alumínio que podem também descolorir facilmente a água da sua piscina e manchar a sua superfície, especialmente as de gesso ou estuco de azulejo.

O que também poderá acontecer é um sal metálico, tal como cálcio ou magnésio, permanecer em suspensão na sua piscina. Quando isto acontece poderá dar-se uma turvação da água.

Quando os minerais de metais mais pesados se encontram em suspensão na água, eles atribuem uma cor bastante específica à água da piscina. Os sais minerais como o carbonato de magnésio e cálcio foram um depósito esbranquiçado e bastante cristalizado.  Os metais pesados normalmente vão depositar-se em forma de uma mancha.

Assim, resumindo e concluindo, o precipitado (significa que saiu de uma solução) de carbonatos de sais metálicos vão facilmente e rapidamente turvar a água e possivelmente formar depósitos em forma de cristais na superfície da piscina, enquanto que os metais pesados vão descolorir a água e provavelmente formar depósitos sob a forma de manchas.

Por último, dentro da água da sua piscina também existem minerais como o ferro, cálcio e cobre de uma forma natural.  Estes podem ter aparecido devido à fonte de água, ou seja, da água que foi utilizada para encher a piscina.



Na Categoria Manutenção de Piscinas

Com as Etiquetas , ,

Deixe o seu comentário


CommentLuv badge